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"Foto de uma estante organizada com linhas e tesouras, mesa com computador e mãos fazendo crochê — ambiente de trabalho artesanal simples e bem estruturado. |
Muita gente acredita que para começar um negócio, mesmo que seja de casa, é preciso ter tudo: dinheiro, materiais novos, espaço ideal. Mas a verdade é que eu comecei com muito pouco
No começo, o que eu mais tinha eram restos de materiais: retalhos, potes de vidro usados, pedacinhos de linha, ideias soltas e vontade de fazer acontecer. Eu sabia que não dava para esperar as condições perfeitas. Com o tempo, aprendi a me virar com o que tinha — e esse foi o meu maior recurso.
Comecei organizando por tipo de material. Tudo que era de crochê, guardava junto. As sobras de malha, eu dobrava, enrolava e já imaginava o que daria para criar com aquilo. Os potes de vidro iam ficando limpos, separados, esperando a hora de virarem lembrancinhas, conservas ou arte para o Clube de Mães.
Também me organizei no tempo. Como tinha filho pequeno em casa, fazia crochê à noite, pensava nos projetos enquanto lavava louça, e usava as manhãs para anotar ideias em cadernos. Eu trabalhava com o tempo que eu tinha, e não com o tempo ideal.
💡 Comecei pequena, mas comecei certa: com foco e verdade.
Não tinha estoque grande, então aprendi a mostrar o que eu já tinha e, de forma delicada, orientar minhas clientes a escolherem cores e modelos que eu conseguia produzir com o material disponível. Isso me poupava compras desnecessárias e me dava tempo para criar com calma.
Me conta:
Você já tentou começar algo com pouco?
Como você se organiza para produzir ou vender em casa?